Facebook Twitter RSS

Difereças entre o "Jailbreak" e o "ROOT'' android

 
 
É muito comum se perguntar sobre as diferenças e as possibilidades oferecidas pelo sistema operacional dos nossos smartphones, especialmente quando o assunto é liberdade e acessibilidade. Por este motivo, hoje resolvemos abordar as diferenças entre o "root" Android e "jailbreak" iOS, pois, ao contrário do que se pensa, não se pode de fato “jailbreak” Android ou “root” iOS. Para tanto, precisamos considerar que o conhecimento sobre o sistema faz com que possamos tirar mais e mais proveito do aparelho. Sendo assim, vamos às diferenças:
 
iOS "Jailbreak"
Vamos começar com o iPhone. Alguns usuários do iPhone gostam de "jailbreak" o dispositivo depois de comprá-lo, já que permite realizar diferentes ações no iPhone. Mas o que é "jailbreak"? "Jailbreaking" é na verdade o processo de remoção de certas restrições e limitações postas em prática pela Apple em dispositivos que executam o sistema operacional iOS. Para realizar um "jailbreak", um "kernel" personalizado é usado para conceder acesso "root" ao aparelho. Uma vez que um usuário iOS opta por liberar seu dispositivo, ele então é capaz de baixar aplicativos que não estão na App Store, temas de uso e extensões que a Apple não oferece suporte, por exemplo. Basicamente, "jailbreaking" permite a utilização de "softwares" que a Apple não autoriza.
Agora, enquanto os usuários do iOS consideraram jailbreaking o seu iPhone, os usuários Android fazem o enraizamento dos seus telefones, o que é uma enorme diferença, pois na verdade, você não pode sequer comparar o "jailbreak" ao "rooting" por estes motivos:
 
"Root" Android
O sistema operacional da Apple não é um sistema "open source", o que significa que você não pode fazer alterações no código fonte real. Já o Android é um sistema operacional de código aberto, e permite que você faça muito mais do que apenas instalar "3rd party apps". O Android permite aos usuários instalar "3rd party apps" (também conhecido como "sideloading"), permite a instalação de temas e ainda permite que você instale aplicativos diretamente de seu cartão SD ou na memória interna do seu dispositivo. Tudo que os usuários do iOS esperam conseguir com "jailbreaking" no seus dispositivos já vem incluído como funcionalidade básica dentro de Android. Então, o que exatamente significa realizar o "root" Android?
 
Bem, não só permite ganhar controle privilegiado sobre o dispositivo, ou seja, superar as limitações que as operadoras e OEMs colocam nos dispositivos, mas também permite que você remova completamente e substitua todo o sistema operacional. Isso é possível devido ao fato de que o Android em si foi construído em um "kernel" Linux e permite ao usuário acessar permissões administrativas em seu telefone ou tablet.
 
Então, em um dispositivo Android, o “root” ou “enraizamento” basicamente dá acesso a mais ou menos o sistema operacional inteiro. Você pode remover completamente o sistema operacional e substituí-lo de forma “caseira”, ajustando e fazendo melhorias (conhecido como ROMS), e você ainda pode acessar e ajustar as configurações, tais como velocidade do processador. Com a ajuda de um "kernel" personalizado, nos dispositivos iOS você pode fazer o "jailbreak" e executar aplicativos personalizados. Com a ajuda de um "kernel" personalizado no Android, você pode fazer uma sincronização acelerada da velocidade real do processador. Uma diferença muito grande, não?
 
Além disso, os usuários "root" podem acessar o "chip" de memória "flash" em seu dispositivo, que não é possível com os dispositivos iOS. O enraizamento de um telefone Android concede ao usuário o que é conhecido como permissões para "superusuário", o que dá direito a aplicações específicas. O processo em si normalmente explora uma falha de segurança no "firmware" enviado da fábrica. A Google, em muitos casos, irá incentivar enraizamento (enviando dispositivos com bootloaders desbloqueados para tornar o processo muito simples), porém avisa que ele pode causar danos no dispositivo. A Apple, por outro lado, é totalmente contra o "jailbreak", pois eles só querem que os usuários usem aplicativos distribuidos por sua App Store.
 
Com isso, espero que tenha ficado um pouco mais fácil de entender as diferenças entre "root" Android e "jailbreak" iPhone.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati

0 comentários:

Os comentários estão sendo monitorados pela Administração da DGY, comentários contendo: Pornografia, Difamação, Linguagem de baixo Calão ou excesso de Autoridade, serão excluídos imediatamente!